sábado, 16 de setembro de 2017

Centro Social e Cultural de Santa Comba (Seia)... O Inicio de um sonho, muito, antigo!



Foi com o texto que a seguir transcrevo que demos inicio à concretização de um sonho, não sabíamos como fazer; só tínhamos a certeza que o caminho era por ali, difícil, cheio de obstáculos, sabíamos também que se não fosse agora, poderia não voltar a ser. 
Juntar a vontade de toda a comunidade, desta Freguesia e não só, o edifício de uma escola primária sem alunos e aquela pequena janela que o Orçamento Participativo de 2016 (promovido pelo Município de Seia) nos proporcionava; era A oportunidade!
O sonho está quase materializado e em Outubro já poderá ter pernas para andar, mas não sabe andar, tem que ser ensinado; vêm aí mais obstáculos e mais uma oportunidade de mostrarmos que apesar de não sabermos ao que vamos nem que obstáculos nos esperam, temos a resiliência suficiente para continuar o caminho inicialmente traçado.



"As antigas Escolas Primárias eram um centro de convívio e de aprendizagem, assim como, polo central de brincadeiras e inúmeras actividades. Com o decorrer do tempo, a falta de crianças e a centralização do ensino nos grandes centros, estes edifícios foram sendo “esvaziados” até serem encerrados. Muitos deles abandonados à sua sorte, outros vendidos e alguns recuperados para outras actividades ou sedes de associações, clubes, etc…
Com o lançamento do Orçamento Participativo do Município de Seia, surgiu a oportunidade e possibilidade de realizar um sonho há algum tempo acalentado pela população residente na freguesia de Santa Comba de Seia. A criação de um Centro de Convívio.
O edifício da antiga Escola Primária de Santa Comba, que se encontra encerrado, será o local ideal. Poderia assim, voltar a ser o centro de convívio, aprendizagem, brincadeiras e actividades várias. Faltava “apenas” juntar a vontade e orçamento para dar o empurrão inicial.
Por outras palavras dar-lhe a vida e alegria de outros tempos. Só que agora com “alunos” de todas as idades. Pode-se dizer que alguns deles vão voltar à escola primária que tinham frequentado.
Com tudo isto queremos transformar o edifício, agora encerrado, num centro de atividades para todas as idades. Cultura, artes, desporto, etc… Todas as atividades serão desenvolvidas por voluntários da freguesia ou não e sempre no intuito de enriquecer os novos “alunos” da Escola Primária de Santa Comba de Seia, agora reaberta.
As várias atividades que se pretendem desenvolver no Centro de Convívio passam por elaborar um calendário mensal onde cada dia é dedicado a um ou dois temas, tais como:
Dia…
            da Saúde: onde pelo menos uma vez por semana teremos um(a) enfermeiro(a) a aconselhar e controlar alguns valores relativos à saúde;
             da Pintura: iniciação e descoberta de algumas vertentes da pintura, visando obter experiências com atributos de diferentes estilos ou técnicas que permite e obriga a fazer algum “exercício” com as mãos desenvolvendo assim novas capacidades cerebrais, para além do prazer e das descobertas das virtudes da pintura.
             da Culinária: vai proporcionar a troca de experiências e até aprendizagem de novas receitas;
         das Memórias e Estórias: onde se partilham e recordam outros tempos, outras vivências e estórias já quase esquecidas;
           da Ginástica: ficar quieto não é opção! O movimento previne doenças, promove a socialização o bem-estar e aumenta a mobilidade;
        dos Trabalhos Manuais: nas várias festas anuais que temos no nosso calendário (Carnaval, Páscoa, Natal, etc…) a decoração é obrigatória;
            dos Jogos Tradicionais: recordar jogos que não dependem de electricidade ou baterias, ensinar aos mais novos como se divertiam os seus pais e avós. O Fito a Malha e a Petanca não estão excluídos deste dia.
           do Montanhismo / Caminhada: o desfrutar da natureza, conhecer novos lugares e ainda fazer exercício físico, são apenas alguns dos benefícios desta actividade;


Todo o projecto pressupõe a cedência, por parte do Município de Seia, do edifício da Escola Primária de Santa Comba de Seia, assim como todo o equipamento nele existente. Com a possibilidade de se outorgar um Contrato de Comodato, relativo ao edifício e equipamento antes referido.


No mesmo edifício vamos coabitar com o Centro de BTT de Seia. Esta é a sua porta de entrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário